Sun 19th September 2010 - 23:00

Envolver os estudantes na gestão da sua própria aprendizagem

A função primária da universidade consiste em proporcionar aos estudantes o conhecimento e as capacidades necessárias para terem sucesso nas suas carreiras profissionais. Hoje em dia, para terem êxito, os estudantes precisam de melhorar continuamente os respectivos conhecimentos e capacidades para resolver problemas imediatos e participar num processo permanente de desenvolvimento formativo e profissional.

envolvimento dos estudantes na gestão da sua própria aprendizagem em diferentes contextos, como, por exemplo, através da criação dos seus próprios ambientes de aprendizagem pessoais, de acordo com as respectivas metas e interesses, é uma forma de desenvolver as capacidades e a motivação que lhes servirão como ferramentas para a aprendizagem ao longo da vida, além da respectiva educação formal.

Este artigo analisa o processo de criação de ambientes de aprendizagem pessoais entre estudantes da licenciatura de Informática e Electrónica, estuda as suas experiências de aprendizagem ao utilizar a página Netvibes e examina as vantagens de utilizar a referida página no contexto de estratégias de aprendizagem e da criação de soluções técnicas. Adicionalmente, propõe e implementa um modelo para uma comunicação eficaz entre o sistema de gestão da aprendizagem da universidade e os ambientes de aprendizagem pessoais. Por último, recorrendo a um questionário são analisadas as opiniões dos estudantes sobre a aprendizagem realizada nos seus ambientes de aprendizagem pessoais. A maior parte dos estudantes consideram que a criação destes ambientes é um processo muito útil para o desenvolvimento tanto pessoal como da aprendizagem.

Document:

This page has not yet been translated into English

Log in or Register to translate this page

Language Help